Como a Gamificação Transformou Resultados no Setor de Financiamentos

Imagine que a vida fosse um jogo.

Onde cada meta batida te dá pontos, cada desafio superado desbloqueia um novo nível, e cada conquista é celebrada com recompensas que tornam a jornada ainda mais empolgante. É exatamente isso que faz a gamificação — uma das soluções estratégicas oferecidas pela Loyalme.

Mais do que uma tendência, a gamificação transforma tarefas cotidianas em uma experiência envolvente, divertida e, acima de tudo, motivadora.

Na Loyalme, acreditamos que essa dinâmica é uma das chaves para o sucesso. Nosso storytelling gamificado vai além de pontos e distintivos: ele cria uma narrativa onde cada participante se sente parte de uma missão, de um jogo com metas claras e recompensas que dão sentido à trajetória.

O DESAFIO

Um dos maiores grupos financeiros do país, atuando com financiamentos automotivos, enfrentava um impasse estratégico: como engajar e fidelizar os vendedores de concessionárias para que oferecessem de forma mais ativa seus produtos financeiros no momento da negociação?

A concorrência era alta, a rotina dos vendedores intensa, e a motivação para oferecer produtos adicionais nem sempre era prioridade.

Era preciso ir além dos incentivos tradicionais — era preciso mudar o jogo.

A SOLUÇÃO

Com o apoio da Loyalme, foi criada uma jornada gamificada personalizada, com o objetivo de transformar metas comerciais em missões, ações em recompensas e desempenho em reconhecimento visível e ágil.

Quanto mais contratos fechados, maiores as recompensas e mais rápida é a liberação da premiação.

O programa motivava de forma contínua, criava rankings, desafios e oferecia uma experiência dinâmica e envolvente — tudo pensado para colocar o vendedor como protagonista da sua própria performance.

O IMPACTO DA GAMIFICAÇÃO

Os resultados da estratégia de gamificação da Loyalme, aplicados em diferentes projetos e parceiros, mostram o potencial real da metodologia:

139% de missões atingidas em apenas 3 meses, com altíssimo engajamento;

34% de aumento de market share;

99,6% dos times engajados em tarefas após 10 meses de operação — consolidando a gamificação como solução de longo prazo.

Esses números representam o sucesso da gamificação em diferentes realidades de negócio, adaptada às metas e perfis de cada cliente.

O JOGO CONTINUA

Este case mostra como a Loyalme vai além do engajamento — ela cria universos de motivação para o seu desafio de acordo com a sua estratégia.

Para marcas que querem mais do que vender: querem criar conexões, motivar e fidelizar, o caminho já está traçado.

E a melhor parte? É muito mais divertido quando se joga junto.