Faculdade Estácio de Sá utiliza gamification para fidelizar alunos e evitar inadimplência

Como forma de engajar seus alunos, a Universidade Estácio apostou na criação de um programa de benefícios personalizado que utiliza o gamification para aumentar o comprometimento dos alunos nas aulas e também no pagamento das mensalidades dentro do vencimento. A iniciativa foi desenvolvida pela Cuponeria Loyalty, startup que conta com investimento do Google, Bradesco e ACE, e que cria soluções para ajudar empresas a fidelizarem seus clientes. 

O novo programa da Estácio funciona assim: para receber os benefícios como cashback, vouchers e cupons de desconto em produtos de marcas parceiras da Instituição, os estudantes precisam executar ações como: manter a frequência nas aulas, acessar ao SAVA (sala de aula virtual da universidade) e realizar simulados e provas. 

A solução tem apresentado ótimos resultados: logo no primeiro mês de incentivo, observou-se uma melhora significativa do comportamento financeiro dos estudantes e um avanço no plano de conter a inadimplência, com  aumento de 12% no número de alunos que mantiveram suas mensalidades em dia. Além disso, o grupo académico das unidades de Campo Grande (MS), Parangaba (CE), Constantino Nery (MS) e Nova Iguaçu (RJ) da Estácio – que estão dentro programa de benefícios – apresentaram uma inadimplência financeira menor – se comparado para o período sem o Programa de Benefícios.

 “Estamos mais acostumados com programa de benefícios personalizados em bancos, cartões e até lojas online, mas é possível usar essa estratégia para qualquer setor, e aqui temos um bom exemplo. O abandono do ensino superior é muito alto no Brasil, e adotar meios de evitar isso e ainda manter bons resultados financeiros, é muito interessante. Desenvolvemos esse produto de forma personalizada e com muita tecnologia, desta forma conseguimos resolver os problemas de forma dinâmica e eficiente. O gamification usado com a Estácio, por exemplo, é uma aposta perfeita para as universidades que precisam engajar mais os alunos em determinada tarefa, além de conhecer seu perfil e comportamento, o que auxilia nas tomadas de decisões”, comenta Nara Iachan, CMO e cofundadora da Cuponeria Loyalty.

A falta de engajamento dos estudantes no ensino superior citada pela CMO, é uma questão cada vez mais preocupante no país. O último censo da educação superior constatou que mais de 2,3 milhões de alunos aptos a se matricular em 2021 abandonaram o ensino superior, resultando em um prejuízo financeiro de mais de R$ 23 bilhões.

 

Gamification para todos os mercados:

Além da Estácio, a Cuponeria Loyalty atende grandes empresas e auxilia as marcas a fidelizar clientes e até colaboradores por meio de um ambiente virtual personalizado com missões e prêmios exclusivos para estimular o público-alvo a realizar tarefas desejadas. Só para se ter uma ideia, desde 2016, a startup é responsável pelo clube de cupons e cashback do Bradesco, disponível para mais de 80 milhões de clientes.

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