Ultimamente o conceito conhecido como “beyond banking” (ou seja, “além de serviços bancários”) vem ganhando força na indústria financeira. Serviços e produtos que vão além do universo das finanças tornaram-se um objetivo comum a quase todas as instituições financeiras, que buscam aproximar-se ainda mais de seus clientes.
Foi com essa tendência que bancos começaram a oferecer cashbacks e cupons através de clubes de benefícios. O clube de benefícios para bancosbfunciona como um ecossistema onde os bancos aproximam os fornecedores e potenciais compradores. O objetivo desse modelo de negócio é conectar os clientes desses bancos aos produtos e serviços de terceiros.
Assim, além de conceder empréstimos e vender seguros, por exemplo, bancos podem se aventurar no varejo, oferecendo um serviço mais completo aos seus clientes, gerando ainda maior fidelização, uma nova fonte de receita e aproximação.
Do lado dos vendedores, as empresas e empreendedores conseguem maior visibilidade de seus produtos e um grande fluxo de compradores potenciais.
Há ainda diferentes vantagens dos clubes de benefícios no mercado bancário para os consumidores: a grande maioria oferece mais facilidade financeira, maior número de parcelas sem juros, descontos especiais e cashback, que são grandes impulsionadores das vendas.
Além de oferecer cupons e cashbacks, com o marketplace bancário é possível que o cliente compre produtos de diferentes categorias, como eletrodomésticos, eletrônicos, itens de moda, decoração, entre outros. Isso permite um ganha-ganha-ganha, onde o varejista, o banco e o cliente se beneficiam.
Espera-se para o futuro uma evolução ainda maior dos clubes de benefícios e marketplaces, garantindo facilidade e as melhores oportunidades para os consumidores, seja no aplicativo de seu banco, seja no aplicativo do seguro, da bandeira de cartão, ou em outros. Essa evolução compreende integração com produtos e serviços ainda mais diversos e recomendações cada vez mais inteligentes, entendendo o perfil de cada um.